O primeiro filme da trilogia marcou a história do cinema com sua tecnologia bullet time, e, claro, a da ficção científica, com a mistura de tanta coisa presente no filme. Filosofia, cinema, literatura, o filme apresenta muitas referências que vão além da sci-fi, de Platão à Alice. E nos outros filmes da trilogia não podemos esquecer a presença marcante de Dragon Ball Z (fala sério, só faltou aparecer o Freeza pra lutar com o Neo...).
O filme trouxe a filosofia para o mundo da ficção científica, questionando a existência humana. Você tem certeza de que está acordado? Você sabe o que é a realidade? O livro de inspiração-mor para o filme, Neuromancer, fala sobre isso, mas de forma muito superficial perto do que é feito em Matrix.
A aventura marcou toda uma geração, gerou mais assunto do que a continuação de Star Wars (se não me engano foi no mesmo ano o lançamento do Episódio I), e trouxe um universo diferente para os fãs de ficção dos anos 90. Afinal, a única coisa nova surgida para nós foi Arquivo X, não tivemos Star Trek, Star Wars, Planeta dos Macacos...
E toda a influência gerada por Matrix então?

Desde o figurino até a pílula vermelha, tudo influencia até hoje o cinema, a literatura, os games... Paródias então, nem se fala. Falando nisso, essa aqui é muito legal:
Enfim, vamos comemorar! \o/