terça-feira, 31 de março de 2009

Aniversariante do dia

Hoje comemora-se os 10 anos da estréia de Matrix! :D

O primeiro filme da trilogia marcou a história do cinema com sua tecnologia bullet time, e, claro, a da ficção científica, com a mistura de tanta coisa presente no filme. Filosofia, cinema, literatura, o filme apresenta muitas referências que vão além da sci-fi, de Platão à Alice. E nos outros filmes da trilogia não podemos esquecer a presença marcante de Dragon Ball Z (fala sério, só faltou aparecer o Freeza pra lutar com o Neo...).

O filme trouxe a filosofia para o mundo da ficção científica, questionando a existência humana. Você tem certeza de que está acordado? Você sabe o que é a realidade? O livro de inspiração-mor para o filme, Neuromancer, fala sobre isso, mas de forma muito superficial perto do que é feito em Matrix.

A aventura marcou toda uma geração, gerou mais assunto do que a continuação de Star Wars (se não me engano foi no mesmo ano o lançamento do Episódio I), e trouxe um universo diferente para os fãs de ficção dos anos 90. Afinal, a única coisa nova surgida para nós foi Arquivo X, não tivemos Star Trek, Star Wars, Planeta dos Macacos...

E toda a influência gerada por Matrix então?
Desde o figurino até a pílula vermelha, tudo influencia até hoje o cinema, a literatura, os games... Paródias então, nem se fala. Falando nisso, essa aqui é muito legal:



Enfim, vamos comemorar! \o/

quarta-feira, 25 de março de 2009

Alimente-se

Ouça Russian Red. Incrivelmente bom.



Aqui
dá pra baixar o único cd dela.

Impressionante. Muitíssimo bom.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Sobre o ser humano

Sorte de hoje: Não faz sentido dividir as pessoas em boas e más. Pessoas são apenas encantadoras ou monótonas.

Faz muito sentido isso, sabe. O mais legal é o "apenas"...rsrsrs. Explica muita coisa.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Numa aula de Teoria do Texto...

"Isso é o que diferencia a análise do discurso da análise do texto. Para analisar um discurso você precisa de uma teoria, precisa se basear unicamente no texto. Já na análise do texto não... [tom pejorativo] Não precisa de teoria... Você diz o que você acha... Viaja... né... [/tom pejorativo]. Mas para análise do discurso não."


Valeu a dica fessora. Pro próximo trabalho de análise do texto vou fumar um beck antes de começar!