segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Sobre os erros de língua no mundo

Ao entrar na faculdade, a primeira matéria tinha como assunto principal a variação linguística. Eu nem sabia que ela existia, como o povão, achava que era tudo erro e ponto. Mas adorei a idéia e tornei-me uma defensora das variações. Minha avó é uma dessas, ela nunca conseguiu falar "alface", é sempre "arfácia" que ela fala, e não tem jeito, não sai outra coisa, e eu entendo que aquela é a sua variação, e todo o blah blah blah do Bagno, que me dava pesadelos no primeiro ano.

Mas aí eu entro num site de vendas e vejo "Noites Violêntas":Escreveram "violêntas". "Violêntas", com acento circunflexo no E. Segundo o Houaiss, a etimologia vem do latim violéntus,a,um 'impetuoso, furioso, arrebatado', com um acento agudo, e não circunflexo. A ilustre pessoa que escreveu isso baseou-se em "violência", provavelmente... mas pelamordedeus hein.
Erros de ortografia como esse me dão arrepios. Intolerância minha, eu sei, mas não consigo evitar. Igual a uma vez em que vi, pichado dentro de uma escola, "Nídia Xifruda". XXXXXXXifruda. Dentro de uma escola. Lugar em que supostamente as pessoas aprendem... estava lá um "xifruda". Ou seria uma xifruda? Nem sei mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário