quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Merda

É forte, mas é isso. O que dizer de uma obra em que a parte mais interessante é a descrição de um ser flácido ? Leite derramado é um erro do início ao doloroso fim. Provavelmente Chico Buarque nunca encarou um Aristóteles antes de se aventurar a escrever. É uma pena, porque isso evitaria a quantidade de merda que despeja em cada capítulo. O livro não tem inteligência e muito menos história. Ele tenta, de alguma forma tortuosa, seguir Machado - mas não é preciso dizer que não chega a lugar algum. O enredo parece ter sido construído da caçoa descontrolada de um Paulo Coelho iletrado. Os personagens se resumem a questão da problematização do leite - o mais complexo deles se qualificaria no mundo real como um idiota em estado comatoso.
Pode parecer crueldade, mas não é. Desde que avistei a celulite de Amy Winehouse , isso foi o que mais afetou minha irritação . Só consegui terminar o livro porque tinha a perspectiva de reler um Proust assim que chegasse ao fim. E se a história tivesse duas páginas a mais eu acabaria acreditando que a Paris Hilton é uma pessoa comportada . Se ao menos Chico Buarque escolhesse por caminho o Realismo , o sacrifício seria menor e o supremo esforço de acompanhar tal prosa acabaria indo menos estrago aos meus sofridos neurônios.
Leite derramado tenta nos abandonar a um buraco sem fundo, feito de inteligência e cercado de galhos vãos.

Esse texto foi gerado automaticamente pelo Gerador de Crítica Literária. É muito divertido brincar com esses geradores! rsrs O texto fica legal no fim das contas! E eu nunca li Leite Derramado... rsrsrs

2 comentários:

  1. "Paulo Coelho iletrado": isso se chama pleonasmo, não? :P

    ResponderExcluir
  2. huahuahuahuahuahauhauhauhau, boa pergunta!

    mas vc já viu as músicas que ele compôs com o Raul Seixas? são muito boas... mesmo tendo a mão dele...

    aí fica a dúvida: as músicas são boas pq tem a mão do raul tb, ou ele é canastrão e escreve aquelas coisas só para ganhar dinheiro??

    ResponderExcluir