terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

A noite é movimentada

Quer ser localizado em qualquer lugar que estiver? O Google agora te localiza: lançou um software para aparelhos móveis que mostram a sua localização a partir de informações da sua conexão wi-fi, gps ou a torre de celular mais próxima de você. Segundo o Google, isso pode ser controlado por você, como escolher quem você quer que veja onde você está (tipo a sua amante, a esposa não, ou vice-versa, depende da ocasião), ou desligar a "função me encontre".
Como eu aprendi muito com o Mulder, desconfio sempre disso. Porém agora, nesses tempos pré-matrixianos, pré-eu-robô, desconfio não só do governo, mas também das grandes corporações.

E então me vem a massa obscura dos "especialistas" e me dizem que a internet e o celular mudam a forma de pensar. "Um quarto da população mundial é usuária de internet e as 3,5 bilhões de pessoas que utilizam celulares todos os dias são números de uma realidade que, advertem os especialistas, mudou o mundo e a maneira de pensar de tal forma que obriga a uma nova cultura digital."
Esses especialistas estão ficando atrasados. Ainda dizem o seguinte:
"Para o blogueiro, esta mudança de mentalidade deve ser acompanhada do conhecimento e da apropriação das ferramentas digitais, pois adverte de que, 'em breve, a maior multidão será aquela que está conectada, mas que não conhece bem as lógicas da rede'."
Mal sabe ele que essa já é a realidade, dentro da multidão de conectados. Regina Casé mostrou como a periferia se conectou na internet com o boom de lan houses, e eu lembro aqui dos telecentros também, mas não mostrou que isso não trouxe mudanças significativas para a maioria dos novos conectados. Vi isso pessoalmente: a maioria não sabe nem o que é um navegador, mesmo que esteja usando um. Você diz "digita na barra de endereços do navegador" e ela te olha e responde "o que?". Você diz "Estamos sem internet hoje", a pessoa pergunta "Dá pra entrar no orkut?". Você é educado e responde "Não, a internet caiu.", "Dá pra entrar no MSN?", e você segura a vontade que tem de socar a maledeta, pensa que tem que manter o emprego, e responde "Não". É triste, mas poucos dos que estão conectados hoje vão além do orkut, msn, youtube... Conhece só o básico do básico, muitas vezes sem nem saber o nome das coisas - como "navegador", "conversa instantânea". Os que eu via nem sabiam fazer um download - imagine quantas músicas a mais seriam baixadas se todos soubessem.
Fazer uma pesquisa escolar então, aprendem quando vêem que podem só copiar e colar para fazer o trabalho inteiro da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário